1946

O recorte de jornal faz referência à Terceira Semana Médica de Londrina, realizada em 1946. A matéria destaca que “Participantes do Congresso Médico do Norte do Paraná - Seguiram ontem para Londrina, em avião da Aerovias Brasil, vários médicos paulistas".
O evento científico da Sociedade Médica de Londrina (futura Associação Médica de Londrina), foi iniciado em 1944, por iniciativa do então presidente, o médico Newton Câmara. O congresso tinha alcance regional e era realizado anualmente. O nome “Semana Médica Regional do Norte do Paraná” foi uma sugestão do professor Mário Abreu, notável mestre da medicina paranaense.
A Semana Médica ganhou reconhecimento rapidamente e a fotografia mostra o grupo de médicos paulistas reunido diante da aeronave da Aerovias Brasil. Homens de terno e jaleco posam formalmente para o registro. Ao fundo, o avião com o nome da companhia reforça o sentido do acontecimento: o deslocamento aéreo como ponte entre São Paulo e o Norte do Paraná.
A realização de um congresso médico regional, poucos anos depois da consolidação urbana da cidade, indica uma Londrina que buscava organização institucional e reconhecimento científico. A expressão “superando preconceitos e transpondo barreiras” que aparece também na reportagem dialoga tanto com o avanço da medicina quanto com o próprio contexto de uma região ainda vista, por muitos, como fronteira recente.
Em 1946, chegar de avião significava integrar circuitos nacionais de circulação de ideias e especialistas. A presença da Aerovias Brasil no noticiário revela uma cidade conectada às rotas comerciais e técnicas do país. O congresso médico, por sua vez, reforça o papel de Londrina como centro regional em formação.
Fontes: Associação Médica de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.