1958

Em 29 de junho de 1958, na Suécia, o Brasil conquistava seu primeiro título mundial de futebol. Ao receber a Taça Jules Rimet, o capitão Bellini a ergueu acima da cabeça para que todos pudessem vê-la. O gesto nasceu quase por acaso, facilitando o trabalho dos fotógrafos, mas tornou-se uma das imagens mais famosas da história do esporte e passou a ser repetido por campeões de todo o mundo.
Naquele mesmo ano, Londrina também vivia um momento de afirmação. Embora o cenário fosse outro, a cidade igualmente buscava ser vista. Em outubro de 1958, lideranças de Londrina e Maringá organizaram a histórica Marcha da Produção, mobilização que levou representantes do Norte do Paraná até a então capital federal, no Rio de Janeiro, para reivindicar investimentos compatíveis com a importância econômica da região.
O Norte do Paraná já respondia por uma parcela significativa da produção nacional de café, movimentava riquezas, atraía milhares de migrantes e transformava rapidamente a paisagem urbana. A cidade crescia em ritmo acelerado e entendia que também precisava ocupar um lugar de destaque nas decisões políticas do país.
Enquanto Bellini levantava a Jules Rimet diante do mundo, Londrina levantava suas reivindicações diante das autoridades brasileiras. Em escalas completamente diferentes, ambos os acontecimentos simbolizavam um Brasil que ganhava confiança e acreditava na própria capacidade de construir o futuro.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Maringá Histórica / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.