1982
Todo mundo o chama de Semíramis II, mas o seu nome de registro é Conjunto Habitacional Almirante Nubar Borghossian. Erguido na região norte de Londrina, esse conjunto foi inaugurado com 366 casas. Cada unidade tinha o tamanho médio de 31,41m². A construção do empreendimento começou em agosto de 1980, sob a responsabilidade da empresa Simamura. A entrega das obras ocorreu cerca de dezoito meses depois, em 02 de fevereiro de 1982. Na ocasião, as portas das casas se abriram para acolher as famílias que ansiosamente esperavam por aquele momento.
O nome do novo conjunto habitacional foi uma homenagem a um daqueles homens que dedicam sua vida ao país. Nubar Boghossian foi um almirante reformado. Sua trajetória se entrelaçou com as altas esferas da política econômica internacional. Boghossian chegou a fazer parte de comitivas do Ministério da Fazenda em assembleias do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, realizadas em Washington. Nubar Boghossian faleceu de forma prematura, no dia 3 de outubro de 1981, aos 56 anos, por causa de enfarte do miocárdio, no Rio de Janeiro.
A conexão com Londrina aconteceu por conta do filho de Nubar, Zawen Borghossiam, que era secretário-executivo do BNH – Banco Nacional da Habitação. Entre a necessidade de moradia e a burocracia do sistema, Zawen empenhou-se para garantir que famílias em Londrina encontrassem seus lares, atendendo a Cohab no que se referia a construção de unidades habitacionais.
Depois de mais de 50 anos da sua inauguração, a paisagem do Conjunto Habitacional Semíramis II está bastante transformada. Suas ruas contam as histórias das moradias e das pessoas que vivem ali vivem com dignidade e gratidão.
Fontes: Revista Veja, 14 de outubro de 1981 – Edição n° 684 – DATAS – Pág; 139 / Cohab – Londrina, disponível em https://cohabld.londrina.pr.gov.br/index.php/programa-de-regularizacao-fundiaria?view=article&id=105&catid=8 / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.