1988
Em setembro de 1987, o terreno no quadrilátero entre as ruas Professor João Cândido, avenida São Paulo, rua Benjamin Constant e avenida Leste-Oeste já estava preparado para o início da construção do Terminal Urbano de Transporte Coletivo. Quatorze meses depois, em 13 de novembro de 1988, a obra foi inaugurada como mais uma realização da administração do prefeito Wilson Moreira.
Caracterizou-se como o primeiro espaço de integração das linhas urbanas do município, permitindo aos usuários a troca de linha de ônibus sem o pagamento de uma nova tarifa. Sua construção contou com recursos da Transportes Coletivos Grande Londrina. O novo terminal urbano central chegou para atender a alta demanda da cidade e proporcionar um serviço de transporte público melhor aos passageiros, pois o terminal que funcionava no Bosque Municipal já não dava conta de atender o crescente número de usuários.
A nova estrutura tinha 50 pontos de embarque e desembarque, com linhas que atendiam todas as regiões da cidade. Contava com rampas acessíveis, elevador e escadas rolantes. No local, circulavam, diariamente, dezenas de milhares de usuários do sistema de transporte coletivo. Sua inauguração manifestou-se também como uma marca do desenvolvimento de Londrina nas últimas décadas.
O Terminal Urbano de Transporte Coletivo é o ponto de partida do sistema transporte urbano coletivo da cidade que, embora ao longo dos anos recebe muitas críticas, é reconhecido por ser um dos serviços de transportes mais bem estruturados do país. O terminal está sob a gestão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) e seu endereço é avenida São Paulo,
Fontes: Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) / Acervo Londrina Histórica.
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