1947
O antigo edifício da Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP), localizado no nº 85 da alameda Manoel Ribas, possui uma rica história que remonta a 1947, quando foi inaugurado para abrigar a sede da Companhia Telefônica Nacional na cidade. Este marco histórico assinalou o início da telefonia fixa em rede no município, representando um avanço significativo na tecnologia de comunicação da época. O prédio, construído no estilo Art Déco, testemunhou a evolução da telefonia e da comunicação em Londrina, acompanhando a municipalização dos serviços na década de 1960 e passando por diversas transformações nas décadas seguintes.
Ao longo dos anos, mudou sua função, passando de posto de serviço telefônico a ponto comercial, mas sempre no ramo da telefonia. O edifício da CTNP passou por três reformas: uma em 1957, para a ampliação; uma em 1998, para adaptações visando o uso comercial e a última em 2004, para a instalação da loja de celulares Brasil Telecom. Em 2009, a marca passou a ser de domínio da Oi celulares, fazendo com que a fachada do prédio sofresse uma adequação para a nova marca.
A partir de julho de 2018, o local ganhou um novo propósito ao abrigar a Farmácia Municipal de Londrina, que buscou melhorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar os atendimentos à população.
A mudança da Farmácia Municipal para esse emblemático edifício não apenas reflete a evolução e adaptação do lugar ao longo do tempo, mas também ressalta a importância de preservar e dar novos usos a construções que fazem parte da memória e identidade de uma cidade. A alameda Manoel Ribas, onde o prédio está localizado, é uma das vias mais tradicionais de Londrina, repleta de espaços históricos que contam a trajetória do município.
Fontes: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.