Horácio Sabino Coimbra - Nossobanco e Cacique

1948


Em 2023, Horácio Sabino Coimbra completaria 100 anos. Ele nasceu em São Paulo, no dia 27 de abril de 1923, em uma família tradicional e empreendedora  ligada à política e à agricultura. Antes dos 20 anos, juntou-se a um amigo de infância, Zurita, a fim de criar uma empresa para comercializar a produção agrícola das propriedades da família. Foi em 1948, aos 25 anos, que decidiu se mudar para Londrina. 

Veio com o propósito de implantar empreendimentos agropecuários, principalmente no setor cafeeiro. Logo, deparou-se com as dificuldades dos que chegavam às terras férteis do Norte do Paraná. Entre elas, a falta de um banco que fornecesse crédito ágil para o desenvolvimento da nova fronteira. Horácio Coimbra dedicou-se então, juntamente com produtores e comerciantes locais, a fundar um banco. Assim, surgiu em Londrina, no ano de 1952, o Banco Nacional do Paraná e Santa Catarina, que ficou conhecido como Nossobanco. Foi a primeira empresa de capital aberto do Brasil. Expandiu-se para São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a 55 agências. 

Após consolidar o trabalho junto ao Nossobanco, Coimbra passou a ocupar-se, em tempo integral, ao seu novo empreendimento: a fábrica de café solúvel. Era o final dos anos 1950, quando o visionário empreendedor reuniu e convenceu um grupo de amigos, entre eles, Aroldo Sardenberg, Anibal Siqueira Cabral e outros, sobre a viabilidade da industrialização do café, pensando na exportação. Coimbra mostrava-se inconformado porque o Brasil não exportava café solúvel, agregando valor à matéria-prima. No mundo, a Nestlé era a única empresa que produzia café solúvel e vendia para o mercado interno.

A Cia. Cacique de Café Solúvel foi inaugurada em 1966.  Pessoa muito bem relacionada, em 1967, Horácio Sabino Coimbra teve indicação de Abreu Sodré, então governador de São Paulo, e de Paulo Pimentel, governador do Paraná à época, para tornar-se presidente do Instituto Brasileiro do Café (IBC). Em 1968, Horácio deixou de ter parte no NossoBanco para concentrar esforços na indústria. 

Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Cia Cacique de Café Solúvel / Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.