1960

A fotografia mostra a avenida Paraná a partir da praça Gabriel Martins, um dos principais pontos do centro de Londrina. O fragmento remete ao início dos anos 1960. A cidade ainda ajustava seu fôlego ao ritmo veloz da verticalização, visível nas linhas retas e imponentes dos edifícios que surgem ao fundo da imagem.
No centro, com sua silhueta esguia e um grande relógio no topo, está o edifício América, tornando-o mais conhecido como o “prédio do Relojão”. Considerado o primeiro "arranha-céu" de Londrina, foi inaugurado em 1960 e faz parte dos primeiros prédios a marcarem o novo perfil da paisagem urbana, resultado da euforia construtiva que tomou Londrina já a partir do pós-guerra. O relógio no alto do edifício, mais do que utilidade pública, consolidou-se como um símbolo de modernidade, uma referência visual e temporal para quem circula pelo centro da cidade.
À direita da imagem, aproximando-se da esquina das avenidas São Paulo e Paraná, estão edificações com fachadas arredondadas acompanhando a curva da via, espelhando a arquitetura funcional da época. No nível da rua, a movimentação é intensa: ternos, chapéus, vestidos e veículos misturam-se sob a sombra dos postes e das árvores ainda jovens.
A praça de onde a foto foi tirada leva o nome de Gabriel Martins, médico que chegou a Londrina em 1936. Tinha experiência em clínica geral e cirurgia, além de ser reconhecido por suas habilidades no tratamento de doenças infantis e respiratórias. Foi delegado de Higiene em Londrina. E, em 1939, fundou o "Hospitalzinho dos Indigentes". Destacou-se por seu compromisso em atender tanto os que podiam pagar quanto, especialmente, os mais necessitados. Faleceu em abril de 1943.
Fontes: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Blog Londrina Histórica / Foto Estrela / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.