1970
Poucos homens encarnaram com tanta naturalidade a interseção entre o jornalismo, a política e o planejamento urbano quanto José Antônio Tadeu Felismino. Para os que conviveram com ele, Tadeu Felismino era menos um nome em cargos públicos e mais uma espécie de elo vivo entre a Londrina que emergiu da poeira vermelha e aquela que buscava, com planejamento, inovação e cidadania, enfrentar o futuro.
Formado e mestre em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Tadeu usava a linguagem como forma de provocar a cidade. Como jornalista, escreveu nas páginas da Folha de Londrina, Jornal do Brasil, Veja e Movimento com o mesmo espírito que ajudou a criar o jornal alternativo Poeira, um grito estudantil durante a ditadura. A política, para ele, não era um fim em si, mas uma extensão da responsabilidade cívica: vereador por três mandatos (1983–1992), presidiu a Câmara Municipal e teve papel relevante na Legislatura Especial Constituinte.
Na universidade, além de aluno e professor, foi também pró-reitor de Extensão (Proex) e uma liderança que compreendia a UEL como parte vital da vida londrinense. E talvez nenhuma de suas contribuições seja tão simbólica quanto sua atuação como presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), última função que ocupou e de onde ajudou a pensar a cidade não só como estrutura física, mas como ecossistema social e cultural.
Felismino foi um dos fundadores da ADETEC, da Incubadora Industrial de Londrina (INCIL) e do Fórum Desenvolve Londrina, além de estar por trás do Arranjo Produtivo Local de TI e do Parque Tecnológico. Criava pontes entre o saber acadêmico, a política pública e o setor produtivo. Não à toa, de 2015 a 2018, dirigiu a área de Inovação e Transferência de Tecnologia no IAPAR.
Tadeu Felismino faleceu em 13 de julho de 2023, aos 68 anos, vítima de um câncer. Deixou esposa, filhos e uma cidade inteira de ideias em movimento.
Fontes: Câmara Municipal de Londrina / UEL Notícias / FÓRUM Desenvolve Londrina / Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.