O Grupo Delta

1978



O teatro em Londrina no final dos 1970 ressurgiu por uma urgência artística. Foi nesse momento que nasceu o grupo Delta, em 1978, pelas mãos inquietas de José Antonio Teodoro. O Delta, mais que um coletivo de artistas, era um grito, um desafio ao adormecimento criativo da cidade. E foi, também, a escola informal de muitos que depois viriam a brilhar em palcos, telonas e bastidores.

A estreia com Os Filhos de Kennedy, de Robert Patrick (1978) foi promissora, sendo a peça premiada no Festival de Teatro de Toledo. Daquele momento em diante, as montagens se sucederam com vigor: O Interrogatório, de Peter Weiss (1979); O Milagre de Anne Sullivan, de William Gibson (1980); Papa Highirte, de Oduvaldo Vianna Filho (1981); O Santo Inquérito, de Dias Gomes (1982); A Residência, de Maria Adelaide Amaral (1983); Gota D´água, de Paulo Pontes e Chico Buarque (1984); Hello Boy, de Roberto Gil Camargo (1984), e Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues (1984). Sempre com olhar crítico, estético apurado e uma visceralidade cênica que raramente se via fora dos grandes centros.

Mas o que fazia do Delta um fenômeno, além da escolha dos textos e da direção inspirada, era o modo como Teodoro conduzia o processo criativo: partindo da intuição, da emoção, e da construção conjunta com os atores. Os ensaios eram laboratórios de interpretação e vivências, onde se experimentava, errava, descobria. Mas tudo feito com muita consciência, estudo e método.

O grupo Delta revelou muitos atores e atrizes importantes para a cidade, como Paulo de Moraes, Adriano Garib, Donizetti Buganza, Ceres Vittori, Luís Cláudio Castello Branco, Wagner Donadio, Edna Aguiar, Gostav Lang, Regina Oliveira, André Lima, Henrique Bonametti, Léa Albuquerque, Carmem Benedetti, Eulália Carvalho, entre outros. O grupo epresentou o poder da juventude em criar marcos culturais mesmo fora dos grandes eixos.

Fontes: Maurício Arruda Mendonça, blog Epigrafias. 2009 / Francismar Lemes, Folha de Londrina. 30 dez. 2007 / Acervo Londrina Histórica.

Outras publicações:

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.