1968

Fundado em 1968, o Cemitério Municipal Padre Anchieta é tanto um local destinado ao luto e à memória de entes queridos quanto um marco urbano de Londrina, silencioso e contínuo, situado no Jardim Ideal, na zona leste da cidade. Seus corredores e quadras de sepulturas organizadas acompanham o crescimento populacional da cidade e refletem, em suas lápides, os traços de uma Londrina que se transformou nas últimas cinco décadas.
O nome que batiza o cemitério remete ao padre jesuíta José de Anchieta que recebeu o título de “curador de almas e corpos“ e foi beatificado por ter realizado milagres. Ele foi figura central da catequese e da colonização no Brasil do século XVI, mas tornou-se mais conhecido por sua atuação na fundação de São Paulo e pela sistematização da língua Tupi. Anchieta representa também um imaginário de missão e civilização que marcou profundamente a educação religiosa no país.
O Anchieta conta com salas e capelas para velórios e realiza sepultamentos, sendo um dos cemitérios municipais geridos pela Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina). Em junho de 2022, a rádio CBN Londrina publicou uma notícia informando que a Acesf passava a disponibilizar um sistema digital com imagens georreferenciadas do cemitério. Naquele momento, mais de 6 mil túmulos já haviam sido mapeados, fotografados com drones e localizados por GPS, permitindo que familiares acessem virtualmente a exata posição dos jazigos, por meio de um buscador público online.
Fontes: Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) / CBN Londrina / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.