A Construtora Santa Cruz e o milagre dos anos 1990

1991



Enquanto a maioria das construtoras enfrentava dificuldades nos anos 1990, a Santa Cruz Engenharia Ltda. protagonizou um dos fenômenos mais impressionantes da construção civil londrinense: construiu 134 edifícios na década, mais que qualquer outra empresa no período. Era a prova de que, mesmo em tempos de crise, havia espaço para quem soubesse se adaptar ao novo cenário econômico.

A Santa Cruz começou suas atividades em Londrina apenas em 1981, com 5 edifícios construídos na década de 1980. Mas foi nos anos 1990 que a empresa encontrou sua fórmula de sucesso, especializando-se em empreendimentos de padrão médio que atendiam a uma classe média em busca de apartamentos acessíveis após as turbulências econômicas do início da década.

O ano de 1991 foi emblemático para a Santa Cruz: sozinha, a construtora ergueu 20 edifícios, aproveitando o último suspiro do boom imobiliário antes que o Plano Collor fizesse seus efeitos serem plenamente sentidos. Era uma demonstração de capacidade operacional e visão de mercado que poucas empresas conseguiram demonstrar. Na foto, o residencial Bourbon.

A estratégia da Santa Cruz baseava-se na eficiência e na padronização. Seus projetos eram funcionais, bem executados e com preços competitivos, atendendo a uma demanda que outras construtoras haviam abandonado. Enquanto muitas empresas saíam do mercado, a Santa Cruz consolidava sua presença como a nova líder da construção civil londrinense. 

Fontes: Dissertação de Viviane Rodrigues de Lima Passos. A verticalização de Londrina: 1970/2000 – a ação dos promotores imobiliários (UEL, 2007) / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.