“Toda Nudez Será Castigada”: a peça que levou Londrina ao mundo

1984



Quando o grupo Delta estreou sua versão de Toda Nudez Será Castigada, em 1984, poucos imaginavam que aquela montagem feita em Londrina, no ano do seu Jubileu de Ouro, atravessaria continentes. Mas foi exatamente isso que aconteceu: o espetáculo, dirigido por José Antonio Teodoro, rompeu fronteiras e colocou a cidade no mapa do teatro brasileiro e internacional.

Nelson Rodrigues talvez nunca tenha soado tão atual, tão pulsante, quanto naquela encenação. O diretor enxergou no texto tanto a crueza do moralismo hipócrita quanto uma oportunidade para dialogar com as novas linguagens do teatro. Introduziu bailarinos que “amarravam” as cenas, como um par de sombras simbólicas de Geni e Herculano. Incorporou à encenação elementos de movimento e fluidez inspirados na linguagem cinematográfica. O palco parecia girar diante dos olhos do público.

O espetáculo não parou em Londrina. Passou por São Paulo, Rio de Janeiro, foi premiado em festivais de Ponta Grossa (1985), São José do Rio Preto (1985), Festival de São José dos Campos (1985), Franca (1984). Em 1986, foi selecionado para representar o Brasil no Festival Latino de Nova York, com todas as sessões lotadas. O grupo foi assistido por um público de 2500 pessoas e elogiado pelo New York Post e pelo Daily Mirror. Também, recebeu nos bastidores o lendário produtor Joseph Papp, responsável por sucessos como Hair e Chorus Line, e que naquele ano estava produzindo a peça “Cuba”, protagonizada por Robert de Niro.

Ao todo, foram mais de 100 apresentações no Brasil, Estados Unidos, México, Porto Rico, Portugal e Espanha. A montagem virou referência e foi citada na edição comemorativa da obra completa de Nelson Rodrigues publicada pela editora Nova Fronteira, em 2004. Um feito raro para um grupo de teatro de fora do eixo Rio-São Paulo. A peça foi a coroação do olhar artístico e técnico de Teodoro. Seu rigor com figurino, iluminação e acabamento era quase obsessivo.

Fontes: Maurício Arruda Mendonça, blog Epigrafias. 2009 / Francismar Lemes, Folha de Londrina. 30 dez. 2007 / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.